Como restaurar madeira

24/06/2009 at 13:57

Refazer o acabamento dos móveis é um trabalho que faz sujeira e consome tempo. Antes de retirar o acabamento antigo de qualquer peça da mobília, verifique isto: um trabalho de restauração completo pode não ser necessário. Na verdade, a restauração pode desvalorizar uma antigüidade. Uma peça em boas condições, com seu acabamento original, é muito mais valiosa do que uma completamente restaurada. Neste artigo, vamos mostrar como você pode usar uma simples técnica de restauração para dar vida nova ao acabamento antigo de seus móveis de madeira. O primeiro passo é saber que tipo de acabamento foi usado no móvel. Depois você deve decidir como limpá-lo.

Restauracao madeira 4
 
 

Identificando um acabamento antigo

 Se você não sabe qual é o tipo de acabamento, pode acabar estragando o trabalho original ou desperdiçando seu tempo com uma técnica que não funciona. Determinar o acabamento é especialmente útil quando você for combinar um acabamento com outro. Esse conhecimento também é essencial para o conserto. 

 Em restauração, a única diferença que realmente importa é a que existe entre os três acabamentos básicos naturais: goma-laca, laca ou verniz. Os acabamentos pigmentados, tais como tinta ou esmalte, são fáceis de identificar. Os outros acabamentos que podem ser encontrados são óleo, cera e selantes de penetração, identificáveis pelo toque e falta de alto brilho. Esses acabamentos podem ser restaurados apenas com a reaplicação.

Na maioria dos móveis, o acabamento é um dos três básicos: goma-laca, laca ou verniz. Antes de fazer qualquer coisa com o acabamento, você precisa identificá-lo.

Primeiro, teste o acabamento com álcool desnaturado. Esfregue um pouco do álcool em uma área onde não se note. Se o acabamento dissolver, é goma-laca. Se dissolver parcialmente, provavelmente é uma combinação de goma-laca com laca. Teste novamente com uma mistura de álcool desnaturado e solvente de laca: isso pode dissolver completamente o acabamento.

Se o álcool não afetar o acabamento, esfregue um pouco de solvente de laca em uma área onde não se note. Se a área ficar dura e depois macia novamente, o acabamento é laca; se o acabamento enrugar e não ficar macio novamente, então é um tipo de verniz. Se nem o álcool nem o solvente de laca afetá-lo, o acabamento é de verniz.

Depois de identificar o acabamento, você pode começar a restauração. Se o problema for sujeira, craquelados, desbotamento ou desgaste geral, isso geralmente pode ser resolvido seguindo as técnicas de restauração a seguir.

 Técnicas de limpeza
 
restore-furniture O processo de restauração mais fácil é a limpeza. Através dos anos, mesmo os móveis que são bem cuidados podem ficar embaçados ou grudentos devido a camadas de cera e pó. Em muitos casos, essas camadas podem ser removidas com um lustra-móveis à base de óleo. Esses produtos vão passar através das camadas de sujeira e cera. Eles estão disponíveis em lojas de móveis, supermercados e lojas de tintas.

 Seguindo as instruções do fabricante, aplique o produto com um pano macio e deixe por 1 ou 2 horas. Então, limpe o produto com outro pano. Repita o processo, usando bastante produto, até que a madeira esteja limpa e lustrada. Pode-se precisar de quatro a cinco aplicações. Lustre a madeira limpa levemente para remover o excesso de óleo.

Se o lustra-móveis não resolver, remova a sujeira com uma solução de água morna e detergente líquido. Use pouco e trabalhe rapidamente: não ensope a mobília ou despeje a solução sobre ela. A água pode deixar o acabamento de laca ou goma-laca esbranquiçado (o mesmo acontece quando um copo deixa uma marca na mesa). Quando o móvel estiver limpo, enxágüe-o com um pouco de água (cuidando para não molhar demais) e depois seque cuidadosamente a madeira por completo com um pano macio ou uma toalha.

Deixe a madeira secar completamente. Se o acabamento estiver esbranquiçado, passe uma lã de aço no local e depois lustre a superfície levemente, no sentido do desenho da madeira. Depois aplique o lustra-móveis e lustre a madeira novamente.

Se a limpeza com o detergente não der certo, use um solvente para limpar a madeira. A limpeza com solvente é o último recurso a ser considerado porque pode danificar o acabamento. Use líquidos minerais ou essência de terebintina em qualquer acabamento; use álcool desnaturado em verniz ou laca. Não use álcool em goma-laca ou em mistura de goma-laca com laca. Trabalhe em uma área bem ventilada e aplique o solvente com tecido (uma estopa ou uma toalha velha). Depois retire o limpador de madeira com outro pano. Finalmente, aplique o lustra-móveis e outra vez lustre levemente a madeira.

A limpeza com detergente e solvente também pode ser usada para rejuvenescer móveis de vime e palha. Use as mesmas técnicas já mencionadas, mas com cuidado especial para não usar muita água. Deixe o móvel secar completamente; se possível, no sol. Se o acabamento estiver muito fino ou gasto, aplique uma ou duas camadas de verniz spray, com cuidado para cobrir por igual todo o vime ou a palha. Deixe o novo acabamento secar por vários dias antes de usar o móvel.

Se o acabamento de seus móveis estiver rachado, arranhado ou craquelado, você precisa encontrar uma opção que o faça ficar parecendo novo. Veja a próxima seção.

 Reamalgamação de um acabamento antigo

A reamalgamação é uma boa técnica para dar vida nova aos móveis com acabamento craquelado, fissurado ou arranhado. Basicamente, a reamalgamação é uma liqüefação do acabamento estragado, para que seque sólido e limpo. Ela é fácil de aplicar e pode eliminar a necessidade de refazer o acabamento. 

 

how-to-restore-wooden-furniture-finish-1

Um acabamento craquelado pode ser restaurado pela reamalgamação.

Craquelado, fissurado e rachado são basicamente o mesmo tipo de estrago. São causados tanto pela luz do sol quanto pela mudança de temperatura e podem ser elimidados pela reamalgamação. O acabamento craquelado tem muitas linhas cruzadas formando um desenho rústico. O acabamento fissurado tem linhas irregulares em todas as direções. O acabamento rachado tem linhas maiores ou apenas uma linha cruzando a superfície. Acabamentos arranhados podem ser reamalgamados apenas se os arranhões não estiverem por baixo do acabamento. Se os arranhões estiverem na própria madeira, você vai precisar refazer o acabamento da área.

O tipo de acabamento no móvel determina o solvente usado para a reamalgamação: a goma-laca é reamalgamada com álcool desnaturado; laca é reamalgamada com solvente de laca; e a mistura de laca com goma-laca, com uma mistura de três partes de álcool e uma parte de solvente de laca. O verniz geralmente não pode ser reamalgamado.

Antes de trabalhar no acabamento, limpe muito bem o móvel com líquido mineral ou essência de terebintina para remover a cera e a sujeira. Não trabalhe em um dia muito úmido se o acabamento for goma-laca - o álcool usado para liqüefazê-la pode transferir a mistura do ar para o acabamento, resultando em esbranquiçamento ou avermelhamento.

O segredo da reamalgamação é trabalhar rápido, especialmente com laca. Comece pelas pequenas áreas para sentir como é. Uma vez que estiver satisfeito com os resultados, avance para reamalgamar todo o acabamento. Aplique uma quantidade moderada de solvente com um pincel novo e de cerdas naturais. Compre um amalgamador. Use álcool desnaturado em goma-laca; solvente de laca em laca; uma mistura de álcool e solvente de laca em material de goma-laca e laca.

Para reamalgamar a superfície do acabamento, aplique o solvente no sentido do desenho da madeira em longas e rápidas pinceladas, trabalhando rápido e não deixando o pincel secar. Não tente retirar com o pincel os craquelados ou arranhões nessa fase - muitos deles vão desaparecer quando o acabamento secar. Se você estiver trabalhando muito em marcas individuais, pode estar removendo o acabamento em vez de liqüefazê-lo.

Enquanto o solvente seca, o acabamento vai ficando bem brilhante e, depois de 30 minutos ou mais, começa a ficar muito embaçado. Se a reamalgamação for bem-sucedida, os arranhões e entalhes vão desaparecer e o acabamento vai parecer sólido.

A reamalgamação nem sempre é um processo realizado em uma única etapa. Se o craquelado no acabamento for profundo, pode precisar de duas ou três aplicações de solvente para removê-lo. Se a repetição de reamalgamação não funcionar, o problema é provavelmente na madeira e você vai precisar refazer o acabamento.

Depois da reamalgamação, se a superfície ficar embaçada, lustre levemente o acabamento com lã de aço, trabalhando em uma única direção ao longo do desenho da madeira. Não faça muita pressão, apenas dê um leve polimento e depois limpe bem a superfície com um pano limpo. Se o acabamento reamalgamado for muito fino, limpe a superfície com um pano macio e aplique uma nova camada do mesmo acabamento, bem em cima do antigo. Deixe o acabamento secar, lustre levemente com lã de aço e depois encere o móvel com cera em pasta. Lustre a madeira encerada com um pano limpo.

Recuperando um acabamento desbotado

Avermelhar uma descoloração esbranquiçada no acabamento é um problema comum em móveis com acabamento de goma-laca e pode ser um problema com a madeira laqueada. O acabamento de verniz não é afetado pelo avermelhamento. O avermelhamento pode ser causado por uma mistura prolongada de alta umidade, exposição à água ou apenas envelhecimento. Se o embaçado não estiver muito profundo no acabamento, você pode removê-lo com lã de aço e óleo ou reamalgamando o acabamento. Avermelhamento muito profundo, entretanto, pode ser eliminado apenas refazendo o acabamento.

Quando o avermelhamento ocorrer em um acabamento craquelado ou rachado, tente a reamalgamação primeiro - isso pode remover o avermelhamento e também eliminar as rachaduras. Se o acabamento não estiver craquelado ou se a reamalgamação não remover o avermelhado, use lã de aço para remover a descoloração.

Antes de começar, certifique-se de que a superfície esteja limpa. Remova a cera e a sujeira com líquido mineral ou essência de terebintina. Depois mergulhe a lã de aço em óleo mineral, óleo de linhaça ou óleo de salada e esfregue suavemente ao longo do desenho da madeira. Trabalhe devagar e certifique-se de que a lã de aço esteja sempre bem molhada com óleo. O abrasivo é removido da parte de cima do acabamento, deixando um acabamento limpo. Seque a madeira com um pano macio e dê polimento com uma cera em pasta. Se o avermelhamento for na parte de cima do acabamento – e geralmente é – esfregar com uma lã de aço resolve o problema. Caso contrário, você vai precisar refazer o acabamento da madeira.

 Revestindo o acabamento antigo dos móveis

Qualquer material desgasta com o tempo e os móveis de madeira não são uma exceção. Às vezes, o acabamento inteiro desgasta, às vezes apenas os lugares muito usados. Locais desgastados são mais comuns em portas e gavetas. Em peças antigas, o desgaste é parte da pátina da peça e determina o valor do móvel, não devendo ser coberto nem restaurado.

O mesmo se aplica a quase todas as peças da mobília: desgastar e rasgar dá uma certa personalidade. Mas um acabamento fino e antigo pode ser revestido. E quando refazer o acabamento for a única alternativa, você poderá consertar os locais desgastados.

Primeiro, limpe a superfície com cuidado com um líquido mineral ou, para laca ou verniz, álcool desnaturado. Se o acabamento inteiro estiver desgastado, limpe o móvel inteiro: você deve remover toda a sujeira e a gordura. Depois aplique um nova camada do acabamento já pronto na madeira.

Se você estiver retocando os locais desgastados em vez de revestir o acabamento inteiro, limpe a superfície gasta e lixe o local suavemente com uma lixa fina. Cuidado para não forçar muito. Em seguida, você pode refazer o acabamento. Se o móvel não tiver coloração, é fácil. Se for colorido, você vai precisar recolorir para combinar.

 

Para retocar o local gasto, use uma tinta a óleo que combine com a coloração do

Para retocar um local gasto, aplique tinta a óleo na madeira pura com um pincel artístico. Dê o acabamento à área consertada para combinar com o resto da peça.

móvel. Você pode misturar as colorações para se aproximar da cor original. Teste a coloração em uma parte da madeira sem acabamento que não dê pra notar antes de trabalhar nos outros locais.

Aplique a coloração na área danificada com um pincel artístico ou um pano limpo, cobrindo toda a área da madeira. Deixe a coloração secar por 15 minutos. Em seguida, limpe com um pano limpo. Se a cor for muito clara, aplique outra camada de tinta, espere 15 minutos e limpe novamente. Repita esse procedimento até que você esteja satisfeito com a cor. Deixe a tinta secar de acordo com as instruções do fabricante.

Lustre levemente a superfície pintada e limpe com um pano macio. Aplique uma nova camada do mesmo acabamento da superfície – laca, goma-laca, resina penetrante ou verniz – sobre a área recém-pintada, espalhando o novo acabamento sobre o antigo revestimento.

Deixe o novo acabamento secar por um ou dois dias e lustre levemente as áreas remendadas. Finalmente, encere toda a superfície com cera em pasta e dê polimento até ficar brilhando.

Alternativas de decoração para acabamento antigo

Restauração é o modo mais fácil de deixar um móvel velho com uma aparência melhor, mas nem sempre é um sucesso. Se o acabamento antigo estiver em bom estado, você pode recuperar uma peça embaçada usando detalhes decorativos ou efeitos especiais. Se o acabamento antigo estiver danificado, você pode cobri-lo completamente com esmalte em vez de refazer o acabamento. Antes de remover o acabamento antigo, considere as alternativas: você pode não ter de refazer o acabamento em um móvel antigo para dar vida nova.

 Efeitos especiais de acabamento podem fazer muito por um móvel embaçado. Decalques e faixas pintadas podem dar um toque interessante e charmoso a muitas peças. Se você quiser dar um toque diferente à peça, um acabamento esmaltado pode ser a solução. O esmalte pode ser aplicado sobre o acabamento antigo, escondendo muitas imperfeições.

About these ads

Entry filed under: Marcenaria, Restauração. Tags: , , , .

Como fazer uma horta de apartamento Estampas em relevo na almofada


Categorias

Tópicos recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: