Como Instalar: Lâmpada Fluorescente

14/07/2009 at 12:28

Fluorescent-Lamp

Você pode querer substituir alguns dos antigos dispositivos incandescentes por lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas fluorescentes iluminam de modo uniforme e sem fazer sombras, mas o melhor de tudo é que elas são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes. Em uma lâmpada incandescente, boa parte da energia elétrica se perde em forma de calor, em vez de luz. A lâmpada fluorescente, ao contrário, permanece fria.

Como funciona uma luminária fluorescente? Em um circuito fluorescente, começando no pino à esquerda do plugue, a corrente passa através do reator, dos filamentos da lâmpada, do interruptor do starter, do outro filamento da lâmpada e, finalmente, através do pino à direita do plugue. A corrente aquece os dois pequenos elementos nas pontas do tubo fluorescente; em seguida, o starter é acionado e a corrente passa através da luminária.

O reator é uma espiral magnética que ajusta a corrente ao longo do tubo. Ele gera uma sobretensão de arco elétrico através do tubo quando o starter é acionado e mantém a corrente passando à taxa exata quando o tubo está brilhando. Na maioria dos dispositivos fluorescentes, o starter é um interruptor automático. Enquanto ele sente que a luminária está brilhando, permanece aberto. O starter se fecha sempre que você desliga o dispositivo.

 lampada-1

Um dispositivo fluorescente tem três componentes principais: a lâmpada, o reator e o starter. Quando um desses componentes funciona mal, geralmente é necessário substituí-lo.

Muitos dispositivos fluorescentes têm mais de um tubo a fim de fornecer mais luz. Estas luminárias precisam ter starters e reatores individuais para cada tubo. Pode parecer que o dispositivo tem dois tubos funcionando no mesmo reator, mas na verdade há dois reatores incorporados em um conjunto. Os dispositivos com quatro tubos, da mesma forma, têm quatro starters e quatro reatores. Em alguns tipos de dispositivos, os starters são internos e não podem ser substituídos individualmente.

Já que há apenas três componentes fundamentais em uma lâmpada fluorescente, em geral você mesmo pode fazer os reparos. Todas as lâmpadas fluorescentes perdem o brilho com o tempo e podem até começar a tremeluzir ou a piscar. Esses são sinais de alerta e você deve fazer os reparos necessários assim que perceber qualquer alteração no desempenho normal da luminária. Um tubo fosco geralmente precisa ser substituído e falhas nesta substituição podem acarretar estragos em outras partes do dispositivo. Assim, se a lâmpada tremeluzir ou piscar repetidamente gastará o starter, fazendo com que o isolamento desta peça se deteriore.

 

lampada-2Para instalar uma nova lâmpada fluorescente, insira os pinos do tubo no suporte e gire-o para prender no lugar. Substitua o tubo quando ele ficar fosco, tremeluzente ou piscar.

Os dispositivos fluorescentes podem ser revisados de modo bastante simples através do método de substituição. Se você suspeitar que algum componente esteja defeituoso, substitua-o por um novo. Comece com o bulbo ou com o tubo fluorescente. Você pode tanto instalar um novo como testá-lo em outro dispositivo, caso não tenha certeza de que ele está queimado. Remova o tubo antigo girando-o para fora dos bocais do dispositivo. Instale o novo da mesma forma: insira os pinos do tubo no bocal e gire-o para prender no lugar.

Se o problema não estiver no tubo, tente mudar o starter. Os starters das lâmpadas fluorescentes são classificados segundo sua potência em watts e é importante que você utilize o starter correto para o tubo do seu dispositivo. Remova o starter antigo da mesma forma que você removeu o tubo antigo, girando-o para fora do bocal do dispositivo. Instale um novo inserindo-o no bocal e girando para trancá-lo no lugar.

O reator também é classificado de acordo com sua potência em watts e o que irá substituí-lo (assim como o starter) deve combinar com a potência do tubo e do tipo de dispositivo. O reator é a parte mais improvável de apresentar defeitos e a mais difícil de substituir; portanto, deixe o reator por último quando começar a substituir os componentes. Para substituir um reator defeituoso, desligue o circuito, desmonte o dispositivo, transfira os fios do reator antigo para o novo (um de cada vez, para evitar conexões incorretas) e, enfim, monte novamente o dispositivo.

lampada-3Para instalar um starter em um dispositivo fluorescente, simplesmente insira-o no bocal e gire-o para que fique preso.

Se o tubo, o starter e o reator estiverem todos funcionando bem e a lâmpada não acender mesmo assim, verifique se não há defeitos no interruptor. Se a luminária for controlada por um interruptor de parede, substitua-o conforme mostrado na próxima seção. Se a luminária tiver um interruptor de botão, o antigo pode ser substituído por um novo do mesmo tipo. Para desligar o circuito antes de começar a trabalhar no interruptor, remova o fusível deste circuito ou desarme a chave do disjuntor.

Na maioria dos casos, o interruptor é aparafusado a uma porca na parte de dentro da luminária. Dois fios do interruptor estão conectados, geralmente com protetores isolantes, a quatro fios do tubo fluorescente. Desmonte o dispositivo o quanto for necessário para poder acessar a parte de trás do interruptor; aparafuse o novo interruptor e transfira os fios do antigo para o novo, um de cada vez, para evitar conexões incorretas. Remonte o dispositivo e ligue o circuito.

Se você estiver pensando em instalar um novo reator ou um novo interruptor, considere a possibilidade de instalar um dispositivo completamente novo. Um dispositivo fluorescente antigo padece dos mesmos efeitos de envelhecimento que um dispositivo incandescente. É claro que você também pode substituir uma antiga luminária incandescente por um modelo fluorescente novo. Tanto um quanto o outro podem ser feitos por você mesmo.

Instruções para a instalação de uma lâmpada fluorescente:

 

Materiais  necessários:

Passos:

 

  • desligue a corrente do dispositivo antigo. Note que apenas desligar o interruptor pode não cortar a corrente do dispositivo; portanto, certifique-se de retirar o fusível ou desarmar o disjuntor do circuito;
  • retire o suporte que prende o dispositivo existente e desconecte os fios da luminária dos fios do circuito. Desmonte a nova luminária fluorescente até que você tenha acesso aos fios;
  • ligue os fios do dispositivo com os do circuito usando wirenuts ou conectores sem solda de crimpar. Combine os fios por cor: branco com branco, preto com preto;
  • posicione o dispositivo contra o teto e prenda-o com os parafusos da embalagem da nova luminária. Você talvez tenha que remontar o dispositivo antes ou depois de fixá-lo, dependendo do modelo. Religue a energia.
About these ads

Entry filed under: Elétrica & Eletrônica, Soluções para Casa. Tags: , , , , .

Dicas sobre Ferro de Solda Dicas para começar sua Horta


Categorias

Posts recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: