Dicas sobre Ferro de Solda

13/07/2009 at 18:44

Através deste artigo, aprenda dicas sobre esta ferramenta indispensável no mundo da eletrônica: o ferro de solda.

soldering pc board.jpg

Um acessório fundamental para profissionais ou hobbystas que utilizamo ferro de solda é  um simples e barato item chamado suporte para ferro de solda. Ele ajuda a evitar acidentes com o equipamento em se trabalha, ou ainda, com o o próprio manejador.

suporte 1

Existem diversos modelos no mercado, mas com um pouco de criatividade voce poderá construir um utilizando sucatas (molas, ferro, vergalhão, etc…). O importante é ter um lugar seguro para repousar o ferro de solda o que ira facilitar o seu trabalho e tornar mais seguro o ambiente, evitando acidentes e queima indesejada de objetos em sua bancada. 

Além de manter o ferro de solda em seu lugar apropriado, existe ainda outro fator de grande importância que é manipulação deste instrumento de bancada. Se mau dimensionado em termos de potência para o que se pretende fazer e imperícia na sua utilização pode se tornar uma arma de destruição de trilhas e componentes!

Sugador2O ferro de solda possui um companheiro inseparável: o sugador de solda.  Indispensável ao hobbysta e técnico em eletrônica. Sem ele vocênão consegue retirar um componente do circuito, pode até arrancá-lo, mas isso não é correto, pois você levaria mais tempo para realizar a operação aquecendo em demasia o componente e colocando em risco a trilha de cobre do circuito impresso. Com o auxilio do sugador você remove com facilidade a solda dos terminais dos componentes e deixa os orifícios livres para uma nova inserção. Para trabalhos delicados como montagens de projetos ou reparações eletrônicas, normalmente utilizam-se ferros de solda de potência entre 20 e 30 watts. É claro que existem estações de solda com controle de temperatura e outras funções incorporadas, mas estes equipamentos não se destinam-se ao hobbysta e ao técnico que está iniciando, por se tratar de equipamentos mais caros e sofisticados.

É importante adquirir um soldador de boa qualidade, bem como o sugador e a solda a ser utilizada. Existem diversos tipos de ponteiras utilizadas nos soldadores: Finas, grossas, arredondadas, longas, curtas, etc. É importante que você disponha de alguns tipos diferentes. Existem Ci’s que a proximidade de seus terminais exigem um ferro com a ponta muito fina para que sejam removidos ou inseridos o que seria quase impossível com um ferro de ponta grossa pois ao soldar um terminal voce já estaria espalhando solda no outro e fazendo um curto.

cerm1solder

Se você ainda não possui prática, treine em sucatas de placas removendo componentes e os recolocando. Em pouco tempo voce irá se adaptar a estas ferramentas, mas trabalhe sempre com calma, sob boa iluminação e com o equipamento ou placa bem posicionado.

Conservação do Ferro de Solda

Após o uso, não se deve sacudir o ferro para retirar os resíduos de solda acumulados na ponta. Pelo contrário, a ponteira deve permanecer estanhada para evitar sua oxidação. Utilize uma esponja levemente umedecida para limpar a ponteira com o ferro ainda quente. Em seguida estanhe o mesmo.

Nunca Lixe a ponta do ferro, para não remover o revestimento.

Não substitua a ponteira por outra que não seja original ou especialmente desenvolvida para aquele tipo de ferro de solda.

Lembre-se: conservar e manejar corretamente suas ferramentas é fundamental para a realização de um bom trabalho.

Anúncios

Entry filed under: Elétrica & Eletrônica, Ferramentas & Materiais. Tags: , , , .

Como fazer Paredes Listradas Como Instalar: Lâmpada Fluorescente


Categorias

Tópicos recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


%d blogueiros gostam disto: