Conhecendo Parafusos

22/07/2009 at 22:28

Conheça neste artigo os diversos tipos e aplicações de parafusos.

Paraf01

Os tipos de cabeça:

Com os parafusos de fendas utilize chaves de fendas de tamanho próprio : a extremidade da sua lâmina deve corresponder perfeitamente às dimensões da fenda. As cabeças Philips  oferecem uma prisão melhor, nomeadamente do tipo “pozidriv” . Os parafusos “torx”  apresentam um orifício em “estrela”.

Paraf02Parafusos para Madeira:

Sempre que o parafuso não tenha que ficar embutido opte pelo modelo de cabeça redonda , que lhe permitirá exercer mais força ao apertar. Caso contrário escolha um de cabeça cônica . O parafuso de cabeça redonda cônica  serve para a fixação do material sanitário ou para os trabalhos com ferragens.

Comprimento dos parafusos

O comprimento indicado para os parafusos de cabeça cônica (plana) assim como para os “tirefond” é o seu comprimento total. Os parafusos de cabeça redonda são medidos a partir da base da cabeça , o comprimento dos parafusos de cabeça cônica é medido a partir do topo da parte cônica da cabeça .

Parafusos Auto-Atarrachantes (Abre-rosca):

Os parafusos auto-atarrachantes (de cabeça Philips)  são providos, em todo o seu comprimento de uma rosca cortante (algumas vezes revestidos de uma fina camada de lubrificante) evitando a necessidade de furo prévio. O parafuso abre-rosca serve para as placas finas de metal ou de plástico:

Paraf03

“Tirefond”

Os “tirefond” são parafusos para madeira “clássicos” mais largos e de cabeça sextavada. Utilizam-se sobretudo para unir peças de madeira (sempre que a união deve ser robusta e que o seu aspecto não importe). Aperte-os com a ajuda de uma chave de bocas ou cachimbo.

Camarões / Pitões

Para pendurar objetos pesados, prefira um camarão (esquerda). Os camarões de olhal aberto (centro) ou fechado (direita) permitem pendurar todo o tipo de objetos. A maior parte é rosqueada (rosca normal) até metade do seu comprimento.
Parafusos de Rosca
A colocação de um parafuso de rosca de cabeça cônica plana (com uma porca) exige uma escareação prévia. Os parafusos de rosca de cabeça cilíndrica ficam visíveis pois a base da sua cabeça é plana. Utilizam-se com ou sem porca para uniões de vários tipos.

Parafusos de Ferro

O parafuso mecânico de cabeça sextavada pode ter rosca sobre uma parte ou todo o seu comprimento. No primeiro caso, aperta-se sempre com uma porca. O parafuso de cabeça redonda abaulada tem uma gola quadrada, que ao enterra-se na madeira o impede de rodar.

Paraf04Porcas e Arruelas

As porcas (esquerda) utilizam-se com parafusos metálicos ou cavilhas de ferro com cabeça e rosca. As porcas cegas (direita) colocam-se nas extremidades dos eixos (por exemplo bicicletas). As porcas borboletas (centro inferior) apertam-se facilmente e sem ferramenta. Existem ainda porcas auto-bloqueadoras.

As arruelas de chapa repartem sobre uma maior superfície a pressão da porca ou da cabeça do parafuso. A arruela de pressão com a mesma função assegura ainda a blocagem do parafuso. A arruela encartilhada pode ser usada com uma arruela de chapa .

Anúncios

Entry filed under: Ferramentas & Materiais, Marcenaria. Tags: , , , , .

Dicas de Inverno Para Seu Jardim Introdução à Arte do Bonsai


Categorias

Tópicos recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


%d blogueiros gostam disto: