Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos

25/07/2009 at 14:50

ap3

Espaço pequeno é aquele que acomoda mais elementos do que comporta, afinal se você tem um dormitorio de 4 x 8 m2 que é um espaço razoavel, e o ocupa com uma cama de 2 x 2,10 e duas cabeceiras de 80 x 80 cm mais armários e uma escrivaninha, pronto, seu espaço se tornou pequeno.

Evidente que sabemos quando um ambiente apresenta poucas dimensões para seu uso, no entanto deve-se lembrar que o uso de diversos elementos que acreditamos ser indispensáveis, provavelmente não são.
A primeira coisa que pode ser feita é você tomar o controle da sua casa, ou ambiente em questão.

Espaços reduzidos, como o interior do seu carro ou a cabine de um barco, necessitam de extrema atenção no seu projeto, isso mesmo PROJETO, o que significa que você tem que projetar e planejar com antecedência o caminho a seguir. Essa anteção é necessária, pois imagina se o porta-luvas do carro fosse atrás do banco, ou se ao invés de um cinzeiro seu carro tivesse 8 cinzeiros, mas todos “tão bonitinhos”.

Praticidade, organização e conforto serão peças chave nesse projeto, leve isso como guia em todas as etapas em todos os elementos que implementar. Pense antes de comprar aquele abajour de 9 kilos “É prático? Ajuda ou atrapalha na organização/versatilidade? Entrega o conforto ambiental relativo ao espaço que ocupa?”

Elementos Estruturais
Se o orçamento permitir, avalie algumas das opções de reformas estruturais simples abaixo:

Nichos – criar um nicho na parede onde poderá guardar livros ou porta-retratos é uma alternativa à colocação de uma mesa de canto ou prateleira.

Portas – a colocação de portas-sanfona ou de correr podem solucionar um problema de circulação do ambiente, a retirada total de uma porta tambem pode ajudar muito, por exemplo; talvez a porta entre a sala e a cozinha não seja tão necessária.

 

Conforto Ambiental – Iluminação e Circulação do Ar

ap0

A iluminação natural do Sol torna o ambiente mais agradável assim como a boa circulação do ar. A luz pode entrar pela janela, mas ela vai refletir ou não nos objetos que ela encontra pelo caminho, como seu sofá, mesas e espelhos. Por isso a escolha dos materiais dos seus elementos decorativos é importantíssima assim como a cor das paredes. Aquela sala cheia de tecidos pesados como camurça ou veludo oferece um aspecto denso ao ambiente, e são armazens de pó, ruim pra circulação do ar, essa é diretamente afetada quando elementos decorativos em exesso são implementados, por exemplo; biombos, armários, cristaleiras, etc.
O uso de móveis revestido em couro (que pode ser sintético), são práticos pra limpar e ajudam a refletir a luz.

Os espelhos merecem um capítulo à parte, pois ele oferece características fantásticas para otimizar espaços pequenos. Sua capacidade de aumentar a sensação de espaço, amplitude devido à sua capacidade reflexiva deve ser explorada ao máxiom, sendo colocado na parede oposta de uma janela ele vai refletir o que esta do lado de fora, se não houver janela no ambiente o espelho fará a vez desse.

Espalhe suas fontes de iluminação, uma única lampada no centro da sala tem a tendência de aproximar as paredes, portanto, coloque abjures, arandelas, luminárias piso-teto nos cantos do ambiente, preferencilmente com o foco de luz voltado para a parede formando desenhos interessantes e tirando o foco do centro.

Mobília

ap2
Aqui não tem segredo, escolha móveis leves, lisos (sem muitos detalhes), preferencialmente com rodízios (rodinhas) e elementos multi-uso.
A escolha deve ser guiada por essas diretrizes e levar em conta que os elementos devem ser pequenos, só opte por um sofá maior se esta opção excluir a colocação de uma poltrona que pesa muito no ambiente. Móveis com rodízios são práticos, ao invés de uma poltrona escolha um pufe, mas não aqules que parecem um saco de feijão, um recamiertambém oferece leveza, design e conforto.

Peças multi-uso são uteis principalmente se integrarem capacidade de aramazenagem, afinal uma mesa de canto ou de centro ue possibilita que você guarde suas revistas em seu interior é um extra que deve ser levado em consideração.

Se você tem aquela peça cheia de detalhes, pesada em madeira escura, ou seja tudo aquilo que não deve ser encontrado em elementos de um ambiente pequeno, porém essa peça é realmente bonita e tem grande valor para você, faça dela a peça central da decoração, o ponto focal.

Cores
A escolha das cores deve ser cuidadosa, geralmente o que se ouve é que o espaço pequeno deve receber cores claras e suaves, e isso é a mais pura VERDADE, no entanto se você pintar todas as paredes de tons clarinhos poderá tornar sua casa um lugar sem graça e pouco aconchegante, por isso escolha uma parede menor, a parede embaixo da janela ou mesmo um canto da sala e aplique cores mais fortes e vibrantes, a parede de fundo na sala de jantar pintada de vermelho escuro ou burgundy vai conferir mais aconchego ao ambiente.
Portanto, cores neutras, tons claros e apenas a menor das paredes com a cor mais forte e você esta seguro (a) de que sua casa estará ainda mais agradável de se habitar.

ap1

Anúncios

Entry filed under: Decoração. Tags: , , , , .

Introdução à Arte do Bonsai Dicas de Cercas Vivas


Categorias

Tópicos recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


%d blogueiros gostam disto: