Tudo sobre Pregos

11/08/2009 at 22:25

Aprenda neste artigo sobre os diversos tipos de pregos e suas utilidades.

P1

Os diversos tipos de cabeças

O prego de cabeça chata , é muito utilizado, por exemplo para as junções em madeira. O prego de arame é especialmente destinado a trabalhos de marcenaria e para assoalhos. Enterre a cabeça com o punção, encha eventualmente com massa de madeira.

P2

Pregos de aço

Estes pregos são feitos de um metal de grande resistência. Existe igualmente uma variedade canelada , em aço temperado, servem para fixar madeira sobre matérias empedradas. Para as pedras duras e o concreto, é no entanto preferível utilizar as escápulas.

Pregos de cabeça larga

Servem para a fixação de chapas de cobertura e para trabalhos de construção. Os mais longos (direita), com a cabeça chata e larga, servem para a colocação de placas de ardósia. Os mais curtos (esquerda), cuja cabeça talvez ainda mais larga, são utilizados em placas asfálticas.

Pregos para gesso

 Os pregos para gesso são canelados e providos de uma cabeça chata estriada. São utilizados para fixar placas de gesso sobre ripas de madeira. São galvanizados, o que é importante visto que a ferrugem mancharia o gesso de forma irremediável.

Pregos para painéis isolantes

Estes pregos são feitos de aço, eventualmente galvanizado, (algumas vezes dourados), a sua ponta é quadrada. A sua cabeça é chata, lisa e larga (mais de 1 cm de diâmetro). Estes pregos são feitos para a fixação de painéis em materiais moles, como a lã de vidro e outros isolantes.

Pregos rosqueados

Igualmente conhecido como prego-parafuso, porque, devido à sua forma, eles penetram enroscando-se na madeira. Utilizam-se para construções de madeira, freqüentemente com ferragens de ancoragem. Eles são muito difíceis de arrancar. Faça um furo prévio de diâmetro inferior antes de o pregar em madeira dura .

 

P3Pregos rosqueados especiais

Servem para fixar os revestimentos de telhados. Existe um modelo previsto para assegurar a impermeabilidade do local de fixação : o cimo da sua cabeça está coberta com uma camada especial. Existem igualmente os pregos rosqueados destinados à fixação de revestimentos ondulados betuminosos.

Tachas e pregos de guarnição

As tachas de estofador são destinadas a fixar as guarnições (couro e tecido) à madeira dos móveis. Elas são muito robustas. Os pregos de guarnição ou estofador (esquerda), de cabeça dourada, redonda e oca são geralmente utilizados para disfarçar as tachas nos tecidos dos assentos.

Prego-escápula

O prego-escápula permite segurar objetos e materiais empedrados “moles” ou a madeira. O prego escápula em aço, serve para fixar objetos mais pesados. O prego de olhal é um dos acessórios utilizados para fixar guarnições e janelas a alvenaria .

Prego grampo ou “U”

Os pregos grampos ou “U” são dobrados, terminando cada extremidade numa ponta e servem para fixar telas, redes de vedação ou arame farpado a pilares de madeira. São normalmente galvanizados o que lhes permite resistir às intempéries.

Anúncios

Entry filed under: Ferramentas & Materiais, Marcenaria. Tags: , , , , .

Cultivo de Plantas Frutíferas Dicas sobre Podas


Categorias

Tópicos recentes

Siga-nos no Twitter

Twitter @MrTreco

Receba em primeira mão os novos artigos de nosso Blog!

Nosso Site Oficial

Site Oficial MrTreco

Conheça o site oficial da MrTreco.com! Muito mais artigos e produtos.


%d blogueiros gostam disto: